Dos palcos às telonas: 8 filmes inspirados em musicais da Broadway

Conheça longas de sucesso que começaram nos palcos nova-iorquinos e ganharam adaptações para o cinema.

Conhecida por seus mais de 40 teatros, a Broadway é uma das avenidas mais famosas de Nova York, e é o berço de alguns dos musicais mais aclamados da história. Várias dessas produções já foram adaptadas para as telonas e alcançaram um novo público com canções emocionantes e coreografias icônicas. Descubra quais filmes se inspiraram em musicais da Broadway na lista abaixo.

#8: Tick, Tick… Boom! (2021)

O musical foi escrito pelo mesmo autor de Rent (1993), espetáculo vencedor de 4 categorias do Tony Awards, a maior premiação do teatro estadunidense [Imagem: Reprodução/Youtube/Netflix]

Estrelado por Andrew Garfield, Tick, Tick…Boom! é uma adaptação do musical homônimo de Jonathan Larson, que conta a história de Jon, um compositor pressionado a criar algo extraordinário com a chegada de seus 30 anos. A obra original é semi-autobiográfica, porém a produção da Netflix reconta a narrativa apresentando Larson como o real protagonista. O longa é o primeiro trabalho como diretor de Lin Manuel Miranda, ator conhecido por escrever e protagonizar o sucesso da Broadway Hamilton (2015).

A trilha sonora conta com a faixa Boho Days, canção descartada da versão final da peça. A gravação original da música, feita na fase de desenvolvimento do musical, é um dos únicos registros públicos da voz de Larson. O roteirista e compositor faleceu em 1996, no dia anterior à estreia de seu maior sucesso, Rent, porém a genialidade de suas obras encantam o público até os dias de hoje.

#7:The Rocky Horror Picture Show (1975)

Grande parte do elenco da montagem original reprisou seus papéis no longa, incluindo Tim Curry, que interpreta o Dr. Frank N. Furter [Imagem: Reprodução/Youtube/Movieclips]

Originalmente exibido nos teatros de West EndThe Rocky Horror Show chegou na rua mais musical de Nova York em 1975, e no mesmo ano estreou nas telonas com a 20th Century Studios. Na época, o filme não foi bem recebido, mas eventualmente a produção conquistou fãs dedicados, que criaram uma cultura própria. 

O público que frequentava as exibições do longa formou uma comunidade com tradições como fantasiar-se como os personagens principais e dublar as músicas da trilha sonora em frente às telas. O fenômeno foi retratado no longa As Vantagens de Ser Invisível (The Perks of Being a Wallflower, 2012), que se passa na década de 1980.

Cenas e canções foram adicionadas à versão final do filme, porém a essência da obra original, assim como vários dos adereços e figurinos nela utilizados, foi fielmente representada na versão cinematográfica. Toda a extravagância e ousadia dos primeiros escritos de Richard O’Brien foram eternizadas nesse clássico cult que cativa audiências cada vez maiores.

#6: Os Miseráveis (Les Miserables, 2012)

A adaptação cinematográfica da célebre obra francesa recebeu 8 indicações ao Oscar [Imagem: Reprodução/Youtube/LesMiserablesFilm]

O clássico de Victor Hugo foi adaptado para o teatro musical pela primeira vez na França, em 1980, com um roteiro inteiramente cantado. A versão em inglês foi originalmente exibida nos teatros de Londres, onde Os Miseráveis se tornou o musical com o maior números de performances da história do West End. Ainda na mesma década, a montagem americana estreou nos palcos nova-iorquinos.

Quase todas as 48 músicas do espetáculo foram regravadas para o longa, que introduziu ainda a nova canção Suddenly. Os vocais de Os Miseráveis foram gravados nos sets durante as filmagens das cenas, de forma que o elenco deveria atuar e cantar simultaneamente, como no teatro. A escolha foi inovadora, já que a maioria das adaptações contam com pré-gravações que são apenas dubladas em cena, e trouxe ainda mais emoção à interpretação dos atores.

#5: Amor, Sublime Amor (West Side Story, 2021)

As gravações ocorreram em diversas partes de Nova York, estado americano onde o filme se passa, e duraram 79 dias no total [Imagem: Reprodução/Youtube/20th Century Studios]

Do aclamado cineasta Steven Spielberg, Amor, Sublime Amor é uma das adaptações do espetáculo homônimo, que surgiu em 1957 na Broadway, para o cinema. A primeira, lançada em 1961, se tornou a maior vencedora do gênero na história do Oscar. Lançada 60 anos depois, a versão de Spielberg conta com Ansel Elgort e Rachel Zegler nos papéis dos protagonistas Tony e María. Já o personagem Riff é interpretado por Mike Faist, estrela de peças musicais como Querido Evan Hansen (Dear Evan Hansen, 2015) e Newsies (2011).

Mais próxima da obra original da Broadway, o longa de 2021 apresenta pequenas alterações em relação ao seu antecessor. O enredo de Amor, Sublime Amor narra um romance proibido fortemente inspirado na história de Romeu e Julieta, o que motivou a adição de algumas passagens de Shakespeare aos diálogos do filme. Além disso, parte das cenas são faladas em espanhol, pelos atores latinos que dão vida aos personagens porto-riquenhos da trama. A ordem das canções também foi modificada no remake.

#4: Meninas Malvadas (Mean Girls, 2024)

O roteiro do musical é de Tina Fey, que também escreveu e atuou na versão original, de 2004 [Imagem: Reprodução/Youtube/Movieclips]

Com 12 indicações para o Tony Awards, a versão musical do filme Meninas Malvadas (Mean Girls, 2004) foi um enorme sucesso desde sua estreia em 2018. Em 2020, o espetáculo abria mais uma temporada de apresentações, com Sabrina Carpenter no papel principal, quando a pandemia de Covid-19 paralisou a Broadway e o mundo. O anúncio de que o musical não retornaria aos palcos veio menos de um ano mais tarde.

A adaptação para o cinema foi lançada em janeiro de 2024, incluindo versões das canções de maior sucesso do musical, como Revenge PartyWorld Burn e Stupid With Love. O grande destaque do elenco é Reneé Rapp, que conquistou o público ao interpretar a vilã Regina George no teatro e reprisou seu papel no longa distribuído pela Paramount Pictures.

#3: A Noviça Rebelde (The Sound of Music, 1965)

A atriz Audrey Hepburn foi cotada para protagonizar uma versão não musical da história no cinema, mas o projeto foi descartado [Imagem: Reprodução/Youtube/Rodgers & Hammerstein]

A ideia de transformar o livro The Story of the Trapp Family Singers (editora, 1949) em um musical da Broadway veio de Vincent J. Donehue, produtor da Paramount Pictures. A famosa dupla no universo do teatro, Richard Rodgers e Oscar Hammerstein II, foi contratada para a composição das músicas, e em 1959 o espetáculo teve sua primeira exibição em Nova York. A produção foi um sucesso, com quase 1500 apresentações nos teatros americanos.

A versão cinematográfica chegou em 1965, e entrou para a história como uma das maiores bilheterias da sétima arte — foram U$S 2,4 bilhões arrecadados com sessões pelo mundo todo. A adaptação estrela Julie Andrews e Christopher Plummer, que teve sua voz de canto dublada pelo cantor Bill Lee durante a pós-produção. A Noviça Rebelde venceu 5 categorias do Oscar de 1966, incluindo Melhor Filme, e se tornou um dos filmes musicais mais famosos de todos os tempos.

#2: Mamma Mia! (2008)

Meryl Streep é uma grande fã da produção teatral original, o que motivou a produção a convidá-la para interpretar Donna no cinema [Imagem: Reprodução/Youtube/Movieclips]

Entre os favoritos dos fãs de musicais está o filme Mamma Mia!, adaptação do espetáculo homônimo originalmente escrito para os palcos do West End que em 2001 chegou até a Broadway. A ideia surgiu da produtora Judy Cramer, que enxergou um potencial narrativo nas canções de maior sucesso do grupo sueco ABBA, como Dancing Queen e Super Trouper.

A produção recebeu apoio de membros da banda, e com o roteiro de Catherine Johnson, autora do manuscrito original do musical, o filme chegou às telonas 2 anos após seu anúncio oficial. Os primeiros cinemas do mundo a exibirem Mamma Mia! foram os da Grécia, lar das paisagens icônicas do longa. A adaptação arrecadou mais de U$S 600 milhões, e o grande sucesso garantiu a produção da sequência Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo (Mamma Mia! Here We Go Again, 2018).

#1: Wicked (2024)

Assim como a peça homônima, Wicked acompanha amizade entre as bruxas Glinda e Elphaba, que se inicia antes dos acontecimentos de O Mágico de Oz (The Wizard of Oz, 1939) [Imagem: Reprodução/Youtube/Universal Pictures]

Com a distribuição da Universal StudiosWicked chegará aos cinemas em novembro deste ano. O musical, estrelado por Cynthia Erivo e Ariana Grande, reconta a história de um dos maiores sucessos da Broadway, o espetáculo de mesmo nome que estreou nos palcos em 2003. A direção do longa é de Jon M. Chum, conhecido por seu trabalho em Em um Bairro de Nova York (In The Heights, 2021), outra adaptação de uma produção musical nova-iorquina, e Podres de Ricos (Crazy Rich Asians, 2018).

O álbum da trilha sonora original de Wicked saiu vencedor no Grammy de 2005, e em 2010 foi certificado como dupla platina. Nos trailers já divulgados, é possível ouvir trechos das músicas regravadas para o filme, como a inconfundível Defying Gravity, e Popular, canção que inspirou a faixa Popular Song, do primeiro álbum de estúdio de Ariana Grande, Yours Truly (2013). O elenco também conta com a estrela da série Bridgerton (2020) Jonathan Bailey.

*Imagem de capa: Reprodução/Youtube/Universal Pictures

Autora: Maria Clara Ramos.

Fonte: Jornalismo Júnior/USP.